Marinha | noticia

Exercício de inativação de explosivos em Faro

mergulhadores marinha inativam engenhos explosivos

Decorreu no período de 26 de outubro a 4 de novembro, a bordo do NRP João Roby, a Certificação das Unidades de Mergulhadores em Inativação de Engenhos Explosivos e de Demolição em ambiente submarino, a Sul da ilha da Culatra, em Faro.

​​​​​Para efeitos de treino, esta área representa o único local em Portugal onde os mergulhadores da Marinha utilizam explosivos em ambiente submarino e colocam em prática as valências inerentes ao seu conceito de emprego, respeitando os limites impostos pelo estudo de impacto ambiental no que respeita à utilização de explosivos.

Especificamente, o Destacamento de Mergulhadores Sapadores N.º1 (DMS1) realizou tarefas de destruição de obstáculos de praia e procedimentos de busca e inativação de engenhos explosivos, com recurso a várias técnicas e equipamentos. O DMS2 realizou um treino na área da demolição submarina com recurso a diferentes tipos de explosivo aplicando técnicas para corte de amarras, vigas, cabos de aço e destruição de estruturas submersas. O DMS3, sendo a unidade de guerra de minas da Marinha, focou o seu treino em procedimentos e técnicas a utilizar para a neutralização das ameaças provenientes de minas marítimas.

Estas ações de certificação e formação permitem aos militares o adestramento e proficiência nas suas áreas de atuação específicas, elevando os níveis de prontidão e preparando-os para situações reais, como o recente empenhamento na reconstrução do porto da Ilha das Flores, nos Açores, em consequência da passagem do Furacão Lorenzo.