Missão e Organização
As Forças Armadas Portuguesas são fundamentais para a defesa nacional e representam a estrutura do Estado responsável pela defesa militar da República Portuguesa.
Além da defesa do território, as Forças Armadas Portuguesas desempenham também outras missões:
- Participar em operações militares internacionais;
- Executar missões no exterior para proteger a vida e os interesses dos portugueses;
- Realizar ações de cooperação técnico-militar com outros países;
- Cooperar com serviços e forças de segurança no combate a ameaças transnacionais e colaborar em missões de proteção civil.
Marinha
Missão:
Cooperar, de forma integrada, na defesa militar de Portugal através da realização de operações navais. A Marinha Inclui também, componentes não militares, responsáveis pelas áreas da autoridade e segurança marítima, a investigação e os assuntos culturais relacionados com o Mar. Cumprimento de missões no âmbito dos compromissos internacionais assumidos por Portugal, bem como missões de interesse público.
Exército
Missão:
Garantir a prontidão e eficácia da componente terrestre das Forças Armadas, através da geração, preparação, aprontamento e sustentação das forças, para participar na defesa militar da República e contribuir para a defesa coletiva e para a segurança cooperativa, para a proteção e bem-estar das populações e para a salvaguarda do património nacional.
Força Aérea
Missão:
Cooperar, de forma integrada, na defesa militar da República, através da realização de operações aéreas, e na defesa aérea do espaço nacional, assegurando, também, o cumprimento das missões reguladas por legislação própria e das missões de natureza operacional que lhes sejam atribuídas pelo Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas.