Missão e Organização

As Forças Armadas Portuguesas são fundamentais para a defesa nacional e representam a estrutura do Estado responsável pela defesa militar da República Portuguesa. 

Além da defesa do território, as Forças Armadas Portuguesas desempenham também outras missões:

  • Participar em operações militares internacionais;
  • Executar missões no exterior para proteger a vida e os interesses dos portugueses;
  • Realizar ações de cooperação técnico-militar com outros países;
  • Cooperar com serviços e forças de segurança no combate a ameaças transnacionais e colaborar em missões de proteção civil.

 

Marinha 

​​Missão:

Cooperar, de forma integrada, na defesa militar de Portugal através da realização de operações navais. A Marinha Inclui também, componentes não militares, responsáveis pelas áreas da autoridade e segurança marítima, a investigação e os assuntos culturais relacionados com o Mar. Cumprimento de missões no âmbito dos compromissos internacionais assumidos por Portugal, bem como missões de interesse público.

 

Exército

Missão:

Garantir a prontidão e eficácia da componente terrestre das Forças Armadas, através da geração, preparação, aprontamento e sustentação das forças, para participar na defesa militar da República e contribuir para a defesa coletiva e para a segurança cooperativa, para a proteção e bem-estar das populações e para a salvaguarda do património nacional.

 

Força Aérea

Missão:

Cooperar, de forma integrada, na defesa militar da República, através da  realização de operações aéreas, e na defesa aérea do espaço nacional, assegurando, também, o cumprimento das missões reguladas por legislação própria e das missões de natureza operacional que lhes sejam atribuídas pelo Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas.​

Defesa_nacional_logotipo