Aerospatiale Epsilon-TB 30
O EPSILON-TB 30 produzido pela firma francesa AEROSPATIALE, foi projetado para servir a fase elementar de pilotagem e para permitir que se vá mais além através da fase básica (ou intermédia).
É um avião bi-lugar em tandem, de asa baixa e curta e trem triciclo retrátil.
O motor de 6 cilindros horizontais é de injeção automática, possui um dispositivo de alimentação e lubrificação para o voo invertido e aciona um hélice de velocidade constante.
A configuração do seu painel de instrumentos, a sua velocidade de cruzeiro, a robustez da sua célula que suporta de +6,7 G a -3,35 G e a sensibilidade de comandos, conferem-lhe características similares às de um pequeno avião de caça convencional.
Lockheed Martin F-16 AM
O F-16MLU (Versão Mid Life Update) fez o seu primeiro voo com as insígnias nacionais no dia 26 de junho de 2003.
O programa MLU tem por objetivo manter este sistema de armas atualizado para a operação em qualquer teatro de operação internacional através do regular melhoramento das suas capacidades, num esforço repartido por vários países europeus e os Estados Unidos da América.
As duas Esquadras de F-16 mantêm por missão a Luta Aérea Ofensiva e Defensiva e as Operações contra alvos de superfície.
Diariamente, estas duas Esquadras mantêm um elevado estado de prontidão na proteção do espaço aéreo nacional contribuindo para a manutenção da soberania nacional.
O programa MLU, surge no início dos anos 90 na sequência da necessidade de manter o F-16 em operação por mais 20 anos, mantendo o mesmo grau de eficácia e das capacidades operacionais.
Contando inicialmente com 5 países (Bélgica, Dinamarca, Holanda, Noruega e Estados Unidos), Portugal viria a entrar no programa em 2000, começando a modificação das aeronaves da Força Aérea no ano de 2001.
A configuração MLU, alem de novos equipamentos e integrados com novo software operacional, permite um aumento significativo das capacidades operacionais relativamente à antiga configuração OCU. Além disso o próprio layout do cockpit foi redefinido, aproximando-se das versões mais atuais do F-16, como é o caso dos Blocos 40/42 e 50/52.
Lockheed C-130 H / H-30 Hércules
O C-130H é um avião quadrimotor, turbo-hélice, de asa alta e trem retrátil.
O acesso ao compartimento de carga na fuselagem é feito pela parte traseira do avião, que se abre em rampa, facilitando, desta forma, não só as operações de carga e descarga, mas também o transporte de cargas volumosas (viaturas pesadas), o lançamento de carga em páraquedas ou por extração a baixa altitude e ainda, o lançamento de paraquedistas.
Na configuração sanitária o C-130H pode transportar até 74 macas e, na versão C-130H-30, poderão ser evacuados até 97 feridos ou doentes.
As suas excecionais características operacionais (robustez, versatilidade, capacidade, raio de ação e autonomia), garantem à Força Aérea Portuguesa a capacidade para a realização de missões de transporte aéreo tático e transporte aéreo geral, de patrulhamento marítimo e de busca e salvamento, apoio logístico às Forças Armadas Portuguesas e Forças NATO, e também operações de combate a incêndios florestais.
A Força Aérea Portuguesa possui três C-130H-30, versão que resulta do alongamento do C-130H, pela introdução na fuselagem de dois anéis, que aumentam o comprimento total da aeronave em 4,572 m, o que lhe confere maior capacidade volumétrica sem lhe alterar significativamente a "performance" básica.
EADS C-295M
O EADS C-295M é um avião de construção metálica, de asa alta, com um grupo propulsor constituído por dois turbo-prop, fuselagem e cabine de voo pressurizadas e trem de aterragem retrátil.
O C-295M foi desenhado e construído com a finalidade de transporte militar de médio e curto alcance, com a parte traseira da fuselagem equipada com uma rampa/porta hidráulica que proporciona uma diversa variedade de missões, tal como o transporte de tropas e carga, evacuações médicas, vigilância e lançamento de cargas.
O C-295M é certificado para operações em quaisquer condições meteorológicas, em condições de regras de voo visual (VFR) e em regras de voo por instrumentos (IFR).
Marcel-Dassault Falcon 50
O Falcon 50, concebido e produzido pela fábrica francesa MARCEL DASSAULT, é um tri-reator que, pelas suas caraterísticas e qualidades, oferece flexibilidade de emprego, segurança em todas as suas circunstâncias e excelentes performances em cruzeiro.
A utilização de três motores na sua conceção permite-lhe efetuar trajetos com sobrevoo de zonas de ambiente hóstil (oceanos ou desertos), podendo percorrer distâncias de cerca de 5500 km sem necessitar de escalas técnicas para reabastecimento.
A nível de equipamentos e instrumentos, possui o que de mais moderno existia na altura, os aviónicos têm várias valências, nomeadamente a capacidade de agregar uma série de informações num só monitor, que lhe conferem a possibilidade de efetuar aproximações a pistas em condições mínimas de visibilidade, o que na altura era um conceito pioneiro.
De forma a aumentar a segurança em voo, foram feitas recentemente algumas modernizações consideradas vitais no âmbito da aviação do século XXI.
Assim, procedeu-se à instalação de diversos sistemas, tais como: TCAS (Traffic Collision Avoidance System), EGPWS (Enhanced Ground Proximity Warning System), CVR (Cockpit Voice Recorder), FDR (Flight Data Recorder) e Transponder com Modo S.
Sudaviation – SE 3160 Alouette III
O SUDAVIATION SE-3160 ALIII foi projetado a partir dos conhecimentos adquiridos com a fabricação do ALII e surgiu como um helicóptero de fins gerais.
É um helicóptero muito manobrável e extremamente versátil que lhe permite ser utilizado para ações de assalto, salvamento, evacuação sanitária, resgate no mar, patrulhamento, observação, transporte, apoio no combate a incêndios e instrução de voo.
Está equipado com um trem de aterragem fixo, de rodas, sendo possível a instalação de um trem de flutuadores.
Tem capacidade para transportar 6 passageiros (além do piloto), ou 2 macas e 2 passageiros, ou 800 Kg de carga interna, ou ainda 750 Kg em carga suspensa.
No que toca a armamento, pode ser equipado com um canhão lateral de 20 mm de calibre e um sistema de lança-foguetes com capacidade para 12 foguetes de 2,75".
AW119MKII “Koala”
O AW119MKII é um helicóptero monomotor, desenvolvido a partir do helicóptero bimotor AW109, do qual herdou as dimensões exteriores e interiores assim como a redundância dos sistemas hidráulico, elétrico e do combustível.
Trata-se de um helicóptero extremamente versátil, capaz de operar em ambiente noturno com a utilização de óculos de visão noturna e cumprindo um leque bastante alargado de missões como sejam: instrução básica e avançada de voo, busca e salvamento, evacuação sanitária, patrulhamento e observação e apoio ao combate aos incêndios rurais.
Está equipado com um trem de aterragem do tipo "patins", com capacidade de instalação de flutuadores para a missão de busca e salvamento sobre ambiente marítimo. Para esta missão em particular, pode ainda ser equipado com guincho e farol de busca.
Tem a capacidade de transportar até sete passageiros (além do piloto), ou uma maca e cinco passageiros, ou ainda 1400 Kg em carga suspensa, onde se inclui um balde para o combate aos incêndios rurais.
Lockheed P-3C Cup+ Orion
O P-3C CUP+ resulta de um programa de modernização de 5 P-3C adquiridos à Holanda, tendo o protótipo sido formalmente entregue em setembro de 2010.
O P-3C CUP+ mantém todas as capacidades de patrulhamento marítimo herdadas do P-3P, nomeadamente Luta Anti-Submarina (ASW), Luta Anti-Superfície (ASuW), e Busca e Salvamento (SAR). Além disso, um conjunto de sensores modernos associados a um sistema tático de missão completamente integrado, capacita o P-3C CUP+ a operar também em diversas missões em ambiente terrestre. Ficou também equipado com um sistema de autoproteção MLWS (Missile and Laser Warning System), que permite a deteção de ameaças e o disparo de contra medidas.
A conjugação destas capacidades com as caraterísticas inatas desta aeronave, onde se destacam a sua enorme autonomia, raio de ação, velocidade, a disponibilidade para transportar sensores e armamento, operar de dia e de noite e em quaisquer condições meteorológicas, resultaram num sistema de armas extremamente versátil e flexível.
O P-3C CUP+ iniciou a sua operação a 1 de janeiro de 2011, tendo efetuado o seu "Batismo de Fogo" na Operação "Ocean Shield" ao serviço da NATO no Oceano Índico, em missões de combate à Pirataria com excelentes resultados e uma prontidão de 100%.
Agusta-Westland EH-101 Merlin
O EH-101 MERLIN é um helicóptero de transporte médio, trimotor, com trem de aterragem triciclo, semi-retrátil, com rodas duplas em cada unidade e rotor principal de 5 pás. A FAP adquiriu 12 EH-101 em três variantes distintas para três tipos de missões diferentes. A frota consiste em 6 de variante SAR (Busca e Salvamento), 2 de variante SIFICAP (Sistema de Fiscalização das Pescas) e por 4 de variante CSAR (Busca e Salvamento em Combate).
Possui flutuadores de emergência, 2 barcos internos de 20 pessoas, 1 guincho primário e um guincho secundário, NITESUN e FLIR. É equipado com um RADAR de busca da GALILEO com capacidade de identificar e monitorizar 32 alvos de superfície em simultâneo. Todas as aeronaves têm a capacidade para operarem em ambiente NVG.
A variante CSAR está equipada com “Defensive Aids Suite” (DAS), que consiste num sistema integrado de autoproteção eletrónica, formado pelos seguintes subsistemas: um “Radar Warning Receiver” (RWR), um “Missile Warning System” (MWS) e um “Counter Measures Dispensing System” (CMDS). Tem a capacidade para reabastecimento “Hovering In Flight Refueling” (HIRF) e “Air to Air Refueling” (AAR).
Chipmunk MK 20 (Modificado)
O CHIPMUNK MK20 é um avião bi-lugar em tandem, metálico, com trem fixo e travões hidráulicos de disco, dotados de duplo comando.
Foi utilizado pela FAP para instrução elementar de pilotagem podendo, pelas suas caraterísticas de voo fazer toda a acrobacia e, em boas condições meteorológicas, voo noturno e por instrumentos.
Das cerca de 30 unidades que a Força Aérea dispunha e devido ao seu efetivo, foram selecionadas 7 unidades que, com vista à execução de missões de reboque de planadores da AFA, foram submetidas a várias modificações.
As modificações introduzidas constam de remotorização mais potente (145 HP para 180 HP); novo bloco de travões; novo rádio; transponder; derivas anti-vrille e pintura original da instrução na Força Aérea, com inscrição e emblema da Academia da Força Aérea.
KC-390
O KC-390 é um avião bimotor de transporte militar multifacetado com alcance intercontinental, capaz de executar operações como transporte de tropas, veículos e carga, lançamento de paraquedistas, transportes aeromédicos, missões de busca e salvamento, reabastecimento aéreo e combate a incêndios florestais.
Com capacidade para transportar até 74 macas ou 80 passageiros, o KC-390 é facilmente reconfigurável, com um sistema de movimentação de carga adaptável e bastante capacidade de carga, dando assim garantias de operacionalidade nos mais variados cenários.
Dotado de verdadeiras capacidades multimissão, o KC-390, cumpre os requisitos exigidos para a participação nas operações militares que poderão decorrer das alianças de que Portugal faz parte, designadamente da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).
UH-60 BLACK HAWK
É um helicóptero utilitário bimotor de médio porte, equipado com um rotor principal de quatro pás e um rotor de cauda de quatro pás.
Sediados na Base Aérea N.º 8, em Ovar, estes helicópteros têm como missão o combate aos incêndios rurais através, sobretudo, da operação de combate aéreo e de projeção de operacionais no terreno.
Este modelo de helicóptero permite o transporte de uma equipa de até 12 bombeiros e respetivo equipamento, e de uma autonomia, com largada de água, de cerca de 150 minutos. Possui ainda a capacidade de transportar até 2950 litros de água por largada.