Outros | noticia

Feira Qualifica 2022 (de 19 a 23 de abril)

Visita da Feira Qualifica 2022, de Educação, Formação, Juventude e Emprego.

No dia 21 de abril, pelas 12h00, SEXA. O Diretor-Geral de Recursos da Defesa Nacional, Dr. Vasco Hilário, procedeu à visita da Feira Qualifica 2022, de Educação, Formação, Juventude e Emprego, a decorrer de 19 a 23 de abril de 2022, na Feira Internacional do Porto (Exponor), em representação de SEXA. A Ministra da Defesa Nacional, Professora Doutora Helena Carreiras, acompanhado de Dirigentes Superiores e Intermédios da Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional e dos diferentes representantes dos três Ramos das Forças Armadas, a saber:  

  • Diretor de Serviços da Profissionalização do Serviço Militar, Dr. António Cardoso;
  • Chefe da Divisão de Deveres Militares, Dra. Cátia Moura;
  • Comandante da Zona Marítima do Norte, CMG Rui Santos Amaral;
  • Porta-voz e Chefe do Gabinete de Relações Públicas, COR Manuel Costa;
  • Chefe do Centro de Recrutamento de Vila Nova de Gaia, TCOR Paulo Rainha.

A Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional participou na figura do Órgão Central de Recrutamento e Divulgação (OCRD), no âmbito das ações de promoção e divulgação do atual modelo de Serviço Militar.

Tendo por base as visitas verificadas em edições anteriores, estima-se a presença de cerca de 40.000 visitantes na Qualifica, de entre os quais estudantes de 250 escolas da área metropolitana do Porto. Os eventos anteriores proporcionaram diversas atividades prosseguidas por entidades públicas e privadas ligadas ao Ensino, Orientação Vocacional, Formação profissional, E-learning, Emprego e Material Didático, o que determinou que a participação da DGRDN, juntamente com os três Ramos das Forças Armadas, tivesse um elevado sucesso.

As ações realizadas permitiram alcançar uma maior proximidade aos jovens e um constante esclarecimento sobre o atual modelo de serviço militar, as suas formas de prestação e os seus incentivos, divulgando as Forças Armadas no que respeita à diversidade de oportunidades, em variadas áreas, adaptadas às novas tecnologias e desafios.

Subordinada ao tema “Economia Circular – Porque tudo acaba onde começa”, a Exponor promove, a Qualifica - Feira de Educação, Formação, Juventude e Emprego com o objetivo de criar um espaço de informação e sensibilização, oferecendo propostas na área da formação e educação, tentando ainda facilitar o cruzamento eficaz entre a procura na área do emprego e a oferta educativa e formativa.

Para além do enriquecimento em conteúdos, os jovens têm ao dispor um plano individualizado de visita à feira, com vista à sua orientação escolar e profissional.

Após o sucesso das últimas edições, a Qualifica conta novamente com o apoio e cooperação de diversas instituições (Ministério da Educação, Agência Nacional para a Qualificação, Instituto de Emprego e Formação Profissional, Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto) que contribuem para a consistência e dimensão de um dos maiores eventos do setor em Portugal direcionados para a juventude.

https://fb.watch/cyy7oUPYT0/

https://www.instagram.com/p/Cckf2KtoTly/