Exército | noticia

Zona Militar dos Açores realiza exercício

Zona Militar dos Açores realiza exercício Exército

No âmbito do Ciclo de Treino Operacional dos Elementos da Componente Operacional do Sistema de Forças, o 2.º Batalhão de Infantaria do Regimento de Guarnição N.º 2, reforçado com uma secção de morteiros do 1.º Batalhão de Infantaria do Regimento de Guarnição N.º 1, realizou no dia 27 de novembro, na Ponta do Cintrão, na Ilha de S. Miguel, uma sessão de Fogos Reais (LFX).

Este exercício teve como objetivo principal treinar os militares, que integram os Batalhões de Infantaria da Zona militar dos Açores (ZMA), na execução de fogos reais com as suas armas pesadas orgânicas, nomeadamente Morteiro 81mm, Morteiro 120mm, Metralhadora Browning 12,7mm e Canhão AA Bitubo 20mm, tendo participado 130 militares.

Além dos procedimentos técnicos e táticos das guarnições, este exercício possibilitou o treino de diversas valências, nomeadamente a coordenação com as entidades responsáveis pela interdição dos espaços aéreo, marítimo e terrestre, praticar os procedimentos técnicos e táticos do planeamento e execução de uma sessão de fogos reais, de acordo com as normas e procedimentos de segurança estabelecidos, bem como avaliar as capacidades e limitações dos meios humanos e materiais.

Foram convidados a assistir a esta atividade cerca de 40 jovens, com idades compreendidas entre os 16 e os 21 anos, provenientes do Centro de Desenvolvimento e Inclusão Juvenil (CDIJ) - Novos Rumos, uma valência da Associação Norte Crescente, assim como do Centro de Recursos Integrados para Integração e Educação Vivencial do Instituto de Apoio à Criança nos Açores.

No final da visita os jovens foram unânimes em realçar que esta foi uma atividade única, bem diferente daquelas que estão habituados no seu dia a dia, enquanto estudantes, sendo visível a satisfação de todos eles.